Há um grande conjunto de religiões, compostas de diferentes expressões de adoração, mitologias e manifestações espirituais. Nesse sentido, podemos entender a religião, de uma forma ampla, como um sistema de crenças e práticas a elas referentes.
Em quase todas as culturas há, pelo menos, uma expressão que podemos chamar de religiosa. Essas expressões diferem entre si, quanto à origem e conceitos principais, mas costumam partir da tentativa do homem, em encontrar respostas aos problemas para os quais a razão humana não é suficiente. Por isso, é de fundamental importância, perceber o papel assumido pela religião.
O que a Ciência das Religiões propõe?
Inserido no campo do saber, a Ciência das Religiões propõe-se a examinar racionalmente as explicações religiosas, em todas as suas manifestações, considerando que, todas as religiões se encontram em posição de igualdade.
A Ciência das Religiões, centra-se em produzir conhecimento aprofundado sobre o campo religioso nas suas mais diferentes dimensões, indo além da Teologia Cristã. Nesse sentido, a investigação, procura promover uma ampla reflexão a respeito das linguagens, dos rituais e das ações em que o fenómeno social, na componente religiosa, se manifesta, adentrando em estruturas sociais, culturais e simbólicas envolvidas nesse processo. Aqui, o grande intuito é ir além da visão de mundo que se instaura na prática religiosa.
Interessado em saber mais sobre Ciência das Religiões?
Entre em contacto, através do e-mail info@joaquimmourasousa.pt