A missiologia ou teologia de missões é a ciência interdisciplinar que estuda a grande tarefa dada por Jesus Cristo à sua Igreja. Abrange disciplinas bíblicas, teológicas e históricas, a ética, a hermenêutica, a ciência das religiões e ainda disciplinas seculares como a antropologia, a sociologia, a estatística e a comunicação. A missiologia aplica cada uma destas disciplinas, com o objetivo de refletir sobre as tarefas missionárias da Igreja em determinado momento histórico e cultural.
O que a missiologia propõe?
O objetivo do missionário é anunciar o Evangelho e apresentar Jesus Cristo como Senhor e Salvador de toda a humanidade. Por isso, a missiologia propõe que o missionário convide as pessoas a aproximarem-se de Jesus Cristo, ajudando-as a chegar ao arrependimento e a receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal, a crer e viver pelo Evangelho por meio da fé, crendo num novo nascimento, no batismo, a receber o dom do Espírito Santo e de preservar, até o fim, todos os ensinamentos.
Quem pode fazer um trabalho missionário?
O trabalho missionário é um dever do sacerdócio. Deste modo, qualquer pessoa, independente da sua formação teológica ou idade, fisicamente apta e mentalmente capaz de atender ao chamado para servir a vontade de Deus, pode envolver-se no campo missionário.
Alguns exemplos de missões:
Evangelismo criativo: uma missão de evangelismo criativo, como o próprio nome indica, tem como objetivo partilhar o Evangelho de Jesus Cristo de forma criativa, dinâmica e divertida, com recurso a diferentes artes.
Humanitária: uma missão humanitária, desenvolve operações de misericórdia com o objetivo de salvar vidas, aliviar o sofrimento e proteger a dignidade humana durante e após catástrofes naturais e desastres provocados pelo homem.
Ajuda comunitária: uma missão de ajuda comunitária tem como objetivo prestar socorro para populações vítimas de catástrofes naturais, sejam elas incêndios, cheias, terramotos, entre outros.
Urbanas: a missão urbana é o envolvimento ativo dos cristãos na vida das grandes cidades que passam por dificuldades como a violência, fome, miséria, drogas, corrupção, desamor, tragédias, desigualdade social, pais que se levantam contra filhos e filhos contra pais. Nesse sentido, a missão tem como objetivo atender as necessidades da cidade, através da integração da proclamação do Evangelho com a presença da igreja.
A missão ou o “IDE”, como um mandamento de Jesus Cristo não está apenas àqueles que têm uma vocação transcultural, mas a todos os cristãos. Vivemos integralmente em missão, partilhando o Evangelho, discipulando, batizando, onde quer que estejamos.
Para saber mais sobre missiologia ou tirar dúvidas sobre como começar uma missão, envie as suas questões para o email info@joaquimmourasousa.pt